HOSPITAL-DIA
O que é Hospital-Dia?
No IFSM contamos também com o serviço de Hospital-Dia em Saúde Mental, que se divide em dois setores: Idosos e Transtornos Mentais.
O Hospital dia (HD) é um modelo de cuidado, nascido após a reforma psiquiátrica como uma das formas de substituição ao modelo asilar, antes exclusivo no Brasil. A reforma psiquiátrica visava não somente o fechamento dos hospitais psiquiátricos, como também a construção de centros de saúde mental nos bairros para que os pacientes fossem atendidos em sua comunidade, em serviços com portas abertas, acentuando a liberdade como forma de tratamento. O HD é uma hospitalização parcial que oferece tratamento por algumas horas por dia (Portaria nº 44/GM/2001). O paciente não é afastado do seu meio social, familiar, acadêmico ou de trabalho, pelo contrário, o HD estimula e potencializa essas relações e permite com que o sujeito se coloque de maneira diferente na sociedade.
O principal objetivo do HD é potencializar o sujeito para que se torne o mais autônomo possível dentro de suas limitações, é lidar com sua peculiar maneira de estar no mundo, cuidar de si e ter a melhor qualidade de vida possível. Estimulamos a construção dos vínculos sociais, através da convivência, da realização de atividades coletivas, uma vez que nosso público se encontra – por motivos os mais diversos – sofrendo com dificuldades nesses vínculos.
De acordo com o Ministério da Saúde, o HD deve oferecer um “conjunto diversificado de atividades desenvolvidas em até cinco dias da semana” (Portaria SAS/MS n° 224/1992). A principal ferramenta utilizada para tratamento no HD são as oficinas terapêuticas. Tais oficinas transitam pelas práticas de artesanato, mosaico, música e arte em geral. Estas visam dar um lugar aos pacientes como sujeitos ativos e produtivos, além do efeito terapêutico que a arte tem por si só. Todo o artesanato produzido pelos pacientes é vendido em nossos bazares e o valor arrecadado é revertido em lazer para eles. Contamos com atividades físicas, realizadas com a orientação de nosso educador físico e também com oficinas que tratam de temas como saúde, atualidades, discussão de textos e etc. no setor de Idosos, são realizadas atividades de estimulação cognitiva e fortalecimento da memória.
Além das oficinas terapêuticas, a equipe realiza acolhimentos individuais e intervenções familiares. Entendemos que cada paciente é singular e apesar de seu transtorno mental ou das questões referentes a idade que o acomete, deve ser tratado também de maneira singular, a partir de sua história, por isso torna-se tão importante o convívio, a proximidade com os familiares e cuidadores, como os médicos de referência e toda a rede de cuidado com que o paciente possa vir a contar. Sendo assim, procuramos sempre estabelecer o maior contato possível com essa rede.